Anúncio no Caderno Agro: Silverado

Mudanças climáticas fazem preço de tradicional chá indiano disparar

Compartilhe:

Os preços do chá na Índia têm subido e deverão permanecer elevados, uma vez que as ondas de calor e as inundações durante o pico da época de colheita penalizam as principais regiões produtoras.

O aumento dos preços poderá apoiar a sitiada indústria indiana do chá, que tem lutado com o aumento dos custos de produção num contexto de aumento insignificante dos preços do chá na última década.

“Os eventos climáticos extremos estão prejudicando a produção de chá. O calor excessivo em maio, seguido pelas inundações contínuas em Assam, estão reduzindo a produção”, disse Prabhat Bezboruah, um importante plantador de chá e ex-presidente do Conselho de Chá da Índia.

A produção também foi afetada pela decisão do governo de proibir 20 pesticidas, disse Bezboruah.

A produção de chá da Índia em maio caiu mais de 30% em relação ao ano anterior, para 90,92 mil toneladas, o valor mais baixo para esse mês em mais de uma década.

No estado de Assam, no nordeste do país, que é responsável por mais de metade da produção do país, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas por graves inundações fluviais em julho.

A alta nos preços do chá começou depois que uma onda de calor reduziu a produção a partir de abril, em meio à boa demanda, disse Kalyan Sundaram, secretário da Associação de Comerciantes de Chá de Calcutá.

Continua depois do anúncio

Na última semana de junho, os preços médios do chá subiram para 217,53 rúpias (US$ 2,61) por kg, marcando um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, de acordo com dados compilados pelo Tea Board.

A produção de chá melhorou em junho, depois que boas chuvas deram uma trégua à onda de calor, mas novamente as enchentes de julho limitaram a colheita em muitos distritos de Assam, disse um plantador de chá de Jorhat.

“Julho é normalmente um mês de pico de produção, mas este ano prevemos um défice de 15 a 20 milhões de kg”, disse o plantador.

A Índia produziu um recorde de 1,394 bilhão de kg de chá em 2023, mas em 2024 a produção poderá cair cerca de 100 milhões de kg, disse Bezboruah.

O déficit de produção deverá aumentar significativamente os preços, mas os produtores financeiramente fracos e endividados lutam para negociar com compradores poderosos nos meses de pico de produção, disse um trader baseado em Calcutá.

Mais da metade da produção total de chá da Índia é colhida de julho a outubro.

Os preços médios do chá em 2024 poderão ser 16% a 20% mais elevados do que no ano passado, mas é pouco provável que o aumento reduza as exportações de chá, uma vez que muitos compradores estão aumentando as suas compras após as proibições de pesticidas, disse Bezboruah.

As exportações de chá da Índia nos primeiros quatro meses de 2024 aumentaram 37% em relação ao ano anterior, para 92 mil toneladas, de acordo com o Ministério do Comércio.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/mudancas-climaticas-fazem-preco-de-tradicional-cha-indiano-disparar/