Associados da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) passam a contar a partir de agora de um departamento dedicado especialmente a tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável do Pantanal. O departamento, que está sendo formatado pela entidade, será coordenado pelo economista e consultor em gestão ambiental, Homero José Figliolini.
O objetivo, segundo Figliolini, é buscar estímulos e programas para o desenvolvimento sustentável do Pantanal, com captação tanto interna quanto externas de recursos, além de linhas de crédito para atender os pantaneiros.
O departamento irá também propor ações junto ao governo do Estado, visando dar suporte para a aplicação do Fundo do Pantanal.
“Junto com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) iremos fazer um levantamento das cadeias produtivas da região pantaneira, para traçar um perfil das propriedades do ponto de vista econômico, social e ambiental, oportunidade em que conheceremos a quantidade de associados da Acrissul que estão fixados no Pantanal. E isso servirá também de modelo para atrair novos associados”, explica o futuro coordenador do departamento.
Outro setor que o departamento irá atuar será no desenvolvimento de projetos visando receitas com a prestação de serviços ambientais e com a geração de créditos de carbono no Pantanal.
Por: Assessoria Acrissul