Anúncio no Caderno Agro: Silverado

Operação Pantanal: ações estão direcionadas a doze focos de incêndios

Compartilhe:

Após cento e quarenta e um dias de operação, as ações continuam voltadas para a contenção de doze focos de incêndio ativos. 

Porto Murtinho: O foco, detectado na segunda-feira (19/8), permanece ativo. A equipe local realizou o combate inicial e outras equipes foram direcionadas para reforçar as ações. As condições climáticas desfavoráveis, associadas à vegetação característica do ecossistema local, potencializam o desenvolvimento do incêndio e propagação das chamas na região.

Miranda (Região do Salobra – BR-262): Por meio de monitoramento via satélite foi possível identificar alguns focos ativos. Devido ao aumento da temperatura houve reignição de vários pontos ao norte de Miranda. As equipes realizaram combate indireto durante a noite de segunda-feira (19) e seguiram com monitoramento durante todo o dia.

Porto Esperança próximo à estação ferroviária (Corumbá-MS): A equipe presente no local realizou a extinção dos focos de incêndio ao sul da BR-262 efetuando combate direto e indireto.

Permanecem ativos 2 focos próximos ao Rio Paraguai e ao Porto Esperança, os quais estão sendo monitorados pelas equipes locais, compostas por militares do CBMMS, da Marinha Brasileira e agentes do PrevFogo. Nesta quarta-feira (21) está previsto sobrevoo na região para verificação e monitoramento dos focos.

Serra do Amolar e Paiaguás: Os focos de incêndio que se iniciaram nas proximidades da divisa entre Bolívia e Mato Grosso do Sul e que se expandiram para a Serra do Amolar continuam ativos e avançaram para a região do Paiaguás.

Estes focos seguem sendo monitorados pela Sala de Situação. Passo do Lontra (Estrada Parque): No local, o fogo foi controlado. No entanto, foi observado um excesso de reignição, o que levou as equipes a adotarem uma atenção redobrada. Fazendeiros locais têm apoiado as equipes enviando maquinários para auxiliar na confecção de aceiros. Foi realizado o rescaldo nos pontos quentes dentro da área queimada e a região segue sendo monitorada com uso de drones.

Naviraí (próximo à divisa com o Estado do Paraná): As equipes realizaram o combate aos focos de incêndio e no momento o local encontra-se em segurança, sendo monitorado.

Continua depois do anúncio

Costa Rica: O foco de incêndio que foi identificado próximo à divisa com Goiás continua ativo. A equipe atuante no local realizou combate direto e indireto do incêndio, às margens da rodovia MS-206. No momento há o controle dos focos ativos e a região permanece em vigilância. Camapuã: O foco detectado nas proximidades dos municípios de Camapuã e São Gabriel do Oeste se encontra ativo, avançando em direção aos morros e à mata, o que dificulta o acesso e o combate. Uma equipe foi acionada nessa terça-feira (20/8) pela manhã e deslocou-se até a área com objetivo de enfrentar o incêndio.

Região de Nabileque e nas proximidades da comunidade indígena Kadiwéu: focos de calor identificados nessa região seguem sendo combatidos pelas equipes em campo, bem como os focos detectados próximos às Fazendas Cristo Rei, São João Capim Dourado e Novo Maciel.

A região se caracteriza como local de difícil acesso e enfrenta fortes alterações climáticas, assim como a influência de fortes rajadas de vento e aumento da temperatura, que dificultam o combate no local.

As regiões do Porto da Manga, Forte Coimbra, Paraguai Mirim, Rio Negro e norte do Parque Estadual Nascente do Rio Taquari seguem em constante vigilância para evitar a ativação de novos focos. Os dois focos de calor identificados ao sul de Mato Grosso continuam no território do estado vizinho e, devido a mudanças na direção do vento, estão se afastando da divisa com Mato Grosso do Sul.

Porém, foi realizado monitoramento com drones na região e as equipes das Bases Avançadas de Redário, São Lourenço e Santa Mônica permanecem monitorando a situação para, caso haja necessidade, intervir e evitar que os focos de calor avancem para o território de Mato Grosso do Sul.

São 128 bombeiros do CBMMS em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho. Existe também o apoio efetivo de 90 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 28 representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), 4 policiais militares de Mato Grosso do Sul, 1 policial federal e 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Por: Agência MS de notícias