De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os modelos meteorológicos estão projetando a ocorrência de bons volumes de chuvas pelo Brasil entre os dias 8 e 11 de outubro. Conforme o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a perspectiva é de que, a partir de 10 de outubro, as chuvas comecem a ocorrer de forma mais frequente sobre o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste. Já na região do Matopiba, a expectativa é de que as chuvas cheguem a partir de 20 de outubro.
Mais para o curto prazo, com o avanço da frente fria vinda do Sul do Brasil, onde o tempo começa a ficar mais aberto, o modelo europeu indica a possibilidade de chuvas hoje em áreas de São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, do sudoeste de Goiás, do oeste da Região Norte e do litoral nordestino.
Para amanhã, pancada podem voltar a ocorrer em áreas do sudoeste de Goiás, em localidades de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, do extremo sul de Minas Gerais e do Pará.
Na terça-feira (1), contudo, uma nova frente fria deve avançar pelo sul do Brasil, trazendo chuvas torrenciais novamente ao Rio Grande do Sul. No dia 2, esse sistema deve avançar e atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Santos destaca ainda que, com corredores de umidade vindos da Amazônia, há possibilidade de ocorrência de melhores chuvas sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia na próxima semana.
Por: Agência Safras