O clima seco e as altas temperaturas que têm marcado as últimas semanas em Mato Grosso do Sul devem dar uma trégua nos próximos dias, segundo os especialistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A partir de terça-feira (8), a previsão é de chuvas nas regiões Sul, Sudoeste, Pantanal e Norte do estado. A expectativa é de que essas precipitações venham acompanhadas de tempestades, com possibilidade de raios, rajadas de vento e, em algumas áreas, queda de granizo.
Nesta segunda-feira (7), o sol deve prevalecer, com temperaturas máximas variando entre 38°C e 44°C. A partir de quarta-feira (9) até quinta-feira (10), a situação meteorológica começará a mudar, com aumento da nebulosidade e chuvas mais volumosas. Esse fenômeno é impulsionado por um intenso transporte de calor e umidade, além da aproximação de uma frente fria e o deslocamento de cavados, que favorecem a formação de instabilidades.
As temperaturas mínimas estão previstas para variar entre 19°C e 23°C nas regiões Sul, Leste e Sudeste, enquanto as máximas ficarão entre 24°C e 31°C. Nas áreas Pantaneira e Sudoeste, as mínimas devem oscilar entre 22°C e 27°C, com máximas de 27°C a 36°C. Já nas regiões do Bolsão e Norte, as mínimas ficarão entre 22°C e 25°C, com máximas de 34°C a 36°C. Em Campo Grande, as mínimas devem variar de 23°C a 25°C e as máximas de 28°C a 33°C. A população é aconselhada a se preparar para as mudanças climáticas e a acompanhar as atualizações do Cemtec/MS sobre as condições do tempo.
Fonte e imagem: CEMTEC/MS