Anúncio no Caderno Agro: Silverado

Programa de Residência Agrária que qualifica recém-formados para atuar na agricultura familiar de MS recebe 40 propostas

Compartilhe:

A Chamada 22/24 do Programa de Residência em Extensão Rural da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (RESEX RURAL MS) recebeu 40 propostas para de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (IES). O objetivo do programa é qualificar recém-formados nas áreas de ciências agrárias e afins. Na segunda-feira (11) foi publicada a lista de propostas enquadradas no Diário Oficial do Estado.

Das 40 propostas submetidas, apenas três não foram enquadradas. “Ficamos surpresos com a demanda das universidades e institutos com o tema da chamada de Residência Agrária. A SEMADESC já previu em seu orçamento a manutenção desse programa para os próximos anos. A lista completa das propostas pode ser acessada neste link.

Continua depois do anúncio

O Governo do Estado, por meio da Fundect, juntamente com a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc, vai selecionar 10 propostas para serem executadas no período de 2025/2026, com duração de 24 meses. Cada proposta selecionará quatro egressos dos cursos de ciências agrárias e áreas afins. Assim, um total de 40 profissionais recém-formados atuará diretamente nas unidades de agricultura familiar do Estado. Esses egressos serão treinados por professores e profissionais da Agência de Extensão Rural de MS para atuarem na extensão rural. Ao final do programa, os egressos receberão o título de especialista.

“Essa é a primeira experiência de Residência Profissional na área da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul. É um projeto inédito da SEMADESC/SEAF, não só no Estado, mas também no país”, comenta o secretário executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira.

Marcia Brambila, SEAF/Semadesc