Governo de MS e especialistas debatem conservação ambiental, agronegócio sustentável e inovação tecnológica no Pantanal

Compartilhe:

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, Campo Grande (MS) será palco do workshop “Inovação Agrícola e Adaptação Climática: Boas Práticas, Conservação e Desenvolvimento Sustentável”. O evento reunirá representantes de governos locais e regionais, setor privado, setor produtivo e instituições de pesquisa no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB).

O workshop é uma realização do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e apoio da Prefeitura de Campo Grande. O evento será um espaço de aprendizado e troca de experiências, explorando as interseções entre produtividade agrícola, conservação ambiental e inovação tecnológica.

O governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc e o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, participam do evento do ICLEI. A programação terá como foco central os impactos das mudanças climáticas no agronegócio, a preservação do bioma Pantanal e estratégias para promover um desenvolvimento sustentável que atenda às demandas ambientais e sociais do Centro-Oeste brasileiro.

Continua depois do anúncio

“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem como meta o reconhecimento do nosso território como Carbono Neutro até 2030 e todos os nossos programas e políticas de fomento ao desenvolvimento sustentável estão alinhados com a linha estratégica do ICLEI. A realização desse evento em nosso Estado é fundamental para o avanço de nossas ações”, comenta o secretário Jaime Verruck.

O workshop ocorre em um momento crítico de discussões climáticas, no qual o estado do Mato Grosso do Sul, com o bioma Pantanal, destaca-se pela sua relevância estratégica para a preservação da biodiversidade e regulação climática global. Entre os destaques da programação, estão iniciativas como as hortas urbanas de Campo Grande, um exemplo de inovação social e ambiental, e parcerias estratégicas como os programas CityFood e Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), que integram as agendas de clima e biodiversidade.

Serão realizados painéis estratégicos sobre temas como agronegócio de baixo carbono, diagnóstico do Pantanal e as oportunidades trazidas por marcos regulatórios internacionais para a transição sustentável.

“O ICLEI vem caminhando numa trajetória consistente para auxiliar governos locais, Estados e territórios brasileiros, preparando-os para o enfrentamento das consequências da Mudança do Clima e na consolidação de cidades mais resilientes e sustentáveis. Estamos presentes nas principais conferências globais. Recentemente na COP16, Fórum Urbano Mundial e G20. E nessa semana chegamos ao centro-oeste brasileiro para falar sobre inovação, boas práticas, conservação e desenvolvimento sustentável no Pantanal, bioma que exerce fundamental papel na regulação climática do planeta”, explica Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul.

Continua depois do anúncio

Joseph Weiss, Cônsul-Geral Adjunto no Consulado Alemão em São Paulo, fala sobre a importância de promover práticas sustentáveis: “O ICLEI tem sua sede em Bonn, na Alemanha, mas este não é o único laço que nos conecta. A preocupação com o contexto de emergência climática e a dedicação à construção e consolidação de políticas ambientais que levem ao desenvolvimento sustentável nos aproxima ainda mais. Em um momento em que as agendas de Desenvolvimento Sustentável e Clima precisam estar cada vez mais próximas, a singularidade do Pantanal e a urgência em promover o debate sobre boas práticas e inovação no setor agrícola,  nos traz à capital do Mato Grosso do Sul. Conectando representantes de governos, setores produtivos, terceiro setor e sociedade civil com o objetivo comum de fomentar ações transformadoras.”

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Junior, destaca a importância do evento: “A parceria de Campo Grande com o ICLEI com vistas ao fortalecimento do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável da nossa Capital. Temos realizado capacitações com os produtores visando ocupar espaços nos mercados nacionais e internacionais e o workshop vem ao encontro da nossa meta – consolidar Campo Grande como um polo do agronegócio sustentável”.

Serviço
Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Local: Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Av. Afonso Pena, 7000 – Cidade Jardim, Campo Grande – MS, 79031-010 – Entrada pelo portão Nhandeva.
Público-alvo: Governos Locais e Regionais, Setor Privado, Setor Produtivo e Instituições de Pesquisa.

Com informações do ICLEI