Brasil pode começar a exportar pescados para a China

Compartilhe:

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, o Brasil está próximo de receber autorização do governo chinês para exportar pescados ao país asiático. Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, afirmou que a abertura do mercado chinês ao peixe brasileiro, além de positiva, representa também uma oportunidade de negócios para subprodutos do setor.

Continua depois do anúncio

Continua depois do anúncio

Continua depois do anúncio

A China é hoje a maior produtora e exportadora de peixes de cultivo do mundo. Ainda assim, Medeiros considera a possível abertura comercial extremamente favorável.

“Sempre há possibilidade de negócios com subprodutos. Acreditamos que, com essa abertura, conseguiremos negociar farinha e óleo de peixe, produtos que, geralmente, não comercializamos diretamente com a China”, explicou.

Continua depois do anúncio

O presidente da PeixeBR também destacou a diversidade de espécies amazônicas que o Brasil pode oferecer, como tambaqui, pirarucu e pintado, com potencial para conquistar o mercado chinês.

Segundo Medeiros, as tratativas com o governo chinês são recentes, mas trazem otimismo ao setor. “Quem sabe, a médio ou curto prazo, possamos ver essas oportunidades de negócios se concretizando”, finalizou.

Por: Canal Rural