
Ao longo desta semana, em São Paulo, após o feriado prolongado (Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes), o mercado de reposição registrou baixa movimentação, com poucos negócios efetivamente concretizados, informa a médica veterinária Mariana Guimarães, analista da Scot Consultoria.
“A sequência de feriados levou muitos recriadores, invernistas e até mesmo leiloeiros a se afastarem temporariamente das negociações, com grande parte dos agentes retornando às atividades apenas na semana seguinte (a partir de 28/4)”, relata Mariana.
Além disso, continua a analista, o viés de baixa no preço do boi gordo em importantes praças pecuárias brasileiras fez com que muitos recriadores e invernistas permanecessem cautelosos, aguardando maior clareza no mercado antes de avançarem com novas aquisições.

“Dessa forma, para garantir o giro de caixa durante a semana, a ponta vendedora precisou reduzir os preços de algumas categorias em relação aos praticados anteriormente”, ressalta Mariana.
No entanto, pelos dados apurados pela analista, em São Paulo, algumas categorias de reposição já anteciparam um eventual movimento de queda mais consistente previsto para o curto prazo.

Entre os machos, o preço médio do bezerro de desmama apresentou queda de -1,2% nesta semana, na semanal. Entre as fêmeas aneloradas, na mesma comparação (semana versus semana), o cenário foi de queda para três categorias.
A bezerra de ano foi a que teve recuo mais acentuado em São Paulo (-3,3%), seguido pela novilha (-1,7%) e pela da bezerra de desmama (-0,9%).
“Com o avançar do outono – clima mais frio e seco –, a tendência é de que o mercado de reposição siga pressionado”, prevê Mariana.
Do lado da oferta, continua ela, a menor disponibilidade de pasto deve levar muitos recriadores e invernistas a anteciparem vendas, aumentando a oferta de animais.
Por sua vez, pelo lado da demanda, diz a analista da Scot, recriadores e invernistas tendem a adotar uma postura mais cautelosa, avaliando com mais rigor o custo da engorda em período de menor ganho de peso.
“Esse cenário pode manter o mercado lento e com viés de baixa nas cotações, especialmente para categorias mais jovens”, antecipa Mariana.
Por: Portal DBO