Fim de disputa abre caminho para novos investimentos da Eldorado em MS

Compartilhe:

O encerramento da disputa judicial de mais de oito anos entre os grupos J&F e Paper Excellence, envolvendo o controle da Eldorado Brasil Celulose, foi recebido com otimismo pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A informação veiculada pela imprensa foi discutida na quarta-feira (14) durante compromissos do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que estão em Nova Iorque em agenda voltada à promoção de investimentos estratégicos no Estado.

Com o acordo a ser firmado nesta quinta-feira (15), a J&F deve manter o controle da Eldorado com a compra dos 49% restantes da empresa que estavam em posse da Paper Excellence. O impasse travava desde 2017 os planos de expansão da fábrica de celulose instalada em Três Lagoas (MS), considerada uma das mais modernas do país.

Continua depois do anúncio

Continua depois do anúncio

Segundo o secretário Jaime Verruck, o desfecho da disputa cria um ambiente mais favorável à retomada de investimentos importantes no setor florestal sul-mato-grossense. “Já vínhamos reiterando a importância de uma solução negociada para o impasse societário. O prolongamento do conflito significava o adiamento de projetos estratégicos para o Estado, como a duplicação da planta industrial da Eldorado. Com a definição do controle acionário, há uma expectativa concreta de retomada desses investimentos, tanto na área industrial quanto em logística”, afirmou. 

A Eldorado Brasil é um dos principais empreendimentos industriais em Mato Grosso do Sul e opera com base em florestas plantadas de eucalipto, fomentando uma cadeia produtiva que movimenta a economia sul-mato-grossense. A expectativa do Governo do Estado é que, com o impasse resolvido, os investimentos planejados para duplicação da fábrica e ampliação logística, como terminais de transporte e infraestrutura ferroviário, sejam retomados.

Informações assessoria