
Uma forte massa de ar polar avança sobre o continente na virada do mês de maio, derrubando as temperaturas no centro-sul do Brasil e provocando friagem no Norte do país. O sistema começa a ganhar força a partir da quinta-feira, 29 de maio e o período de temperaturas mais baixas se estende até pelo menos a terça-feira, 03 de junho.
Atenção: as últimas rodadas dos modelos meteorológicos indicam uma queda bem mais expressiva e significativa no Sul – com chance para algum tipo de precipitação invernal (neve/chuva congelada) nas serras gaúcha e catarinense. Capitais como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá podem registrar novos recordes de frio para o ano!
Com o avanço da frente fria as chuvas se estendem para todo o Mato Grosso do Sul com intensidades de fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Deverá ocorrer o fenômeno das mínimas invertidas, quando o dia começa quente e termina com frio à noite. As temperaturas poderão chegar a 5°C e 10°C, principalmente na metade sul do Estado.
A massa de ar fria prossegue sob o Estado na quinta-feira (29), porém a previsão é de predomínio de sol e poucas nuvens. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que deverá favorecer o tempo mais seco em Mato Grosso do Sul. As temperaturas, entretanto, podem registrar mínimas entre 4°C e 6°C nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, com máximas não além de 15°C, com eventualidade de geadas em algumas localidades.
Por: Climatempo/Semadesc
