
O frio voltará a ganhar força no Brasil com uma nova massa de ar polar entre os dias 8 e 14 de junho. No entanto, antes disso, pancadas de chuva devem atingir o Centro-Sul do país.
Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.
De acordo com a Climatempo, os acumulados de chuva devem ficar entre 60 e 80 mm em áreas de Mato Grosso, do Paraná e sul de São Paulo. Outras áreas do Sudeste e do Centro-Oeste também podem registrar pancadas de chuva, com volumes menores, mas que podem ultrapassar os 30 mm.
Isso acontece por conta da atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, somada ao forte fluxo de umidade vindo da faixa Norte do país, além da formação de uma nova baixa pressão no litoral entre o Sudeste e o Sul no domingo.
Frio retorna com força

A partir do domingo (8), uma nova massa de ar polar começa a avançar com mais intensidade sobre o Brasil, derrubando as temperaturas em boa parte do país. Assim, deve provocar uma sensação generalizada de frio no Centro-Sul.
O resfriamento será mais acentuado nas áreas em azul escuro, como indicado no mapa acima, com termômetros 5°C ou mais abaixo da média histórica de junho (que já é naturalmente baixa).
Tal condição engloba o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Contudo, o frio também atinge áreas mais amplas (azul claro no mapa), com mínimas entre 3°C e 5°C abaixo da média.
“Essa queda será mais perceptível nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã entre os dias 8 e 14 de junho”, diz a Climatempo, em nota.
Tendência: queda nas temperaturas na próxima semana
Entre os dias 9 e 12 de junho, a chegada de uma massa de ar frio provocará queda significativa nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Na metade sul do Estado, os termômetros devem marcar entre 7°C e 12°C nas primeiras horas do dia, com sensação de frio mais intensa, especialmente nas áreas mais altas. Há possibilidade de geadas fracas em pontos isolados.
A recomendação é de atenção às mudanças bruscas de temperatura e à possibilidade de eventos climáticos extremos nos próximos dias.
Por: Climatempo/Semadesc
