Feijão-carioca supera a média dos últimos nove meses

Compartilhe:

Os preços do feijão-carioca de melhor qualidade (notas 9 a 10) seguem firmes em grande parte das regiões pesquisadas pelo Cepea. Os valores superam as médias registradas entre setembro de 2024 e maio de 2025, sendo sustentados pela oferta restrita do produto. Isso de acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Continua depois do anúncio

Por outro lado, o cenário para os feijões comerciais (notas 8 a 8,5), apresenta um volume maior de grãos disponíveis, incluindo lotes da safra passada. Dessa forma, a recuperação dos preços tem sido dificultada.

Continua depois do anúncio

No balanço da semana passada, pesquisadores do Cepea explicam que o foco do mercado esteve voltado para o escoamento dos estoques de feijão. As negociações ocorreram de forma pontual e as compras parciais estiveram destinadas ao abastecimento do varejo. 

Esse ritmo mais cauteloso, típico de momentos de transição entre safras, travou parte dos negócios. De um lado, compradores evitam grandes volumes e de outro, produtores seguem resistentes a propostas em patamares mais baixos.

Por: Cepea