Famasul e Biosul renovam campanha para incentivar uso de etanol e reforçar compromisso com sustentabilidade no agro

Compartilhe:

Em sintonia com os princípios de sustentabilidade e transição energética, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS) anunciaram nesta semana a renovação da campanha “Movido Pelo Agro – Etanol”, que incentiva o uso do biocombustível no estado.

A nova edição da iniciativa terá vigência entre 1º de junho de 2025 e 1º de abril de 2026, com regras atualizadas e nova comissão responsável. O objetivo é estimular o abastecimento com etanol entre os colaboradores da Famasul, que podem cadastrar seus cupons fiscais para concorrer a sorteios mensais de vouchers de combustível.

Na primeira edição, a campanha somou 91.971 litros de etanol abastecidos, o que representou a redução de mais de 90 toneladas de CO₂, equivalente ao plantio de aproximadamente 600 árvores adultas.

“Renovar essa campanha é uma forma de mostrar, na prática, o nosso compromisso com um agro mais consciente, responsável e sustentável aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul. “Desde 2020, colocamos em prática os princípios do ESG dentro de casa. Um exemplo disso é que toda a frota da Famasul é abastecida com etanol, e incentivamos nossos colaboradores a fazerem o mesmo.”

Continua depois do anúncio

Etanol e sustentabilidade no centro da agenda climática

O etanol, produzido a partir de fontes renováveis como cana-de-açúcar e milho, possui impacto ambiental significativamente menor do que os combustíveis fósseis. Sua queima emite CO₂, mas dentro de um ciclo biogênico, já que o carbono emitido foi previamente capturado pelas plantas durante o cultivo.

Continua depois do anúncio

Esse conceito está diretamente alinhado ao Plano Estadual MS Carbono Neutro (Proclima), que estabelece a meta de neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030, tornando Mato Grosso do Sul referência em desenvolvimento sustentável.

MS: potência nacional em bioenergia

O estado tem se consolidado como segundo maior produtor de etanol do Brasil. Na safra 2024/2025, foram 4,2 bilhões de litros produzidos, dos quais 37% têm origem no milho – cultura que cresce fortemente no estado como matéria-prima para bioenergia. A projeção para a próxima safra é de 4,7 bilhões de litros, com mais de 2 bilhões provenientes do etanol de milho.

“A campanha estabeleceu um diálogo direto com a sociedade sul-mato-grossense, mostrando que uma simples escolha no posto de combustível valoriza um produto verde, produzido no Estado, que reduz poluentes e fortalece a economia com milhares de empregos”, destacou Amaury Pekelman, presidente-executivo da Biosul.

A renovação da campanha reforça o papel da agroindústria sul-mato-grossense na vanguarda da transição energética brasileira, ao mesmo tempo em que envolve colaboradores e consumidores em decisões mais conscientes no cotidiano.

Da redação com informações Famasul