
Em palestra durante o 11o Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá (PR), o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Marcelo Osório, destacou que, após o caso isolado de gripe aviária registrado em aves comerciais no Brasil, em Montenegro (RS), o Brasil precisa ter um foco absoluto na biosseguridade.
Osório disse que o Brasil passou dois anos conseguindo se manter livre da gripe aviária em plantel comercial, doença que assola 58 países do mundo, com mais de 1.690 casos registrados. Por isso, a biosseguridade mantida é algo fundamental, afirma.
Em termos de futuro, Osório enfatizou que o Brasil tem um enorme potencial à frente para a avicultura, por ter disponibilidade de água, de grãos, de terra e clima favorável. O cenário é promissor é preciso estar atento a drivers de mudança mundial, como o aumento da população global, que tende a demandar cada vez mais proteínas animais, com grande espaço para a carne de frango e os ovos, conclui.
Por: Agência Safras
