
A Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), vinculada à Famasul, atingiu em setembro o maior número de estagiários ativos desde o início do programa de agenciamento, em 2020. São 150 estudantes atuando em diferentes áreas e mais de 700 jovens encaminhados ao mercado de trabalho nesses cinco anos. Apenas em 2025, 220 novos estagiários foram inseridos em empresas e propriedades rurais de Mato Grosso do Sul.
O crescimento acompanha a expansão do mercado de trabalho do agronegócio sul-mato-grossense. Segundo dados do Novo Caged, o Estado criou mais de 31 mil vagas formais entre janeiro e agosto de 2025, sendo cerca de 8 mil nos segmentos ligados direta ou indiretamente ao agro, como agroindústria, transporte, comércio e serviços rurais. Hoje, o setor produtivo representa quase 20% dos empregos com carteira assinada no estado, o que reforça o papel da formação técnica e prática de jovens profissionais.
“Esse resultado é fruto de um trabalho consistente e de uma rede de apoio que envolve o Sistema Famasul e as empresas parceiras. Nosso objetivo é seguir ampliando o número de estudantes inseridos no mercado, com qualidade e sustentabilidade”, destacou Odair Cruz, assistente administrativo da Funar.
A Funar atua como uma ponte entre empresas e estudantes de nível médio, técnico e superior. Em 2025, participou de ações como Expogrande, Expoagro e Pantanal Tech, promovendo balcões de oportunidades e cadastrando mais de 230 novos currículos. Atualmente, 157 empresas estão cadastradas na agência, sendo 60 com estagiários ativos.
Entre os beneficiados está Mikaelle Vieira Amaral, 25 anos, estudante de Zootecnia que estagia em uma fazenda de Santa Rita do Pardo. “Vai muito além de aprender, é contribuir com a nossa área de atuação. Eu indico muito que as pessoas conheçam o programa”, relata.
A iniciativa vai além do campo. Estudantes de pedagogia, administração, informática, direito e outras áreas também encontram oportunidades. É o caso de Fauzi Taha, 16 anos, aluno do ensino médio que realiza estágio administrativo em um condomínio de Campo Grande. “O estágio tem sido essencial para o meu crescimento pessoal. Aprendi muito com planilhas e organização. Mesmo querendo seguir carreira na Medicina, sei o quanto essa experiência está me preparando para o futuro”, afirma.
Com parcerias com instituições de ensino e ações de divulgação, a Funar tem conseguido ampliar o alcance do programa e fortalecer a conexão entre empresas e estudantes. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site da Famasul (www.famasul.com.br), tanto por empresas interessadas em receber estagiários quanto por alunos que buscam uma oportunidade de aprendizado e inserção profissional.
Da redação com informações Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul
