O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) segue há 153 dias operando por terra, água e ar, aplicando as estratégias traçadas de combate e prevenção, para defender e proteger os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, e todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul dos incêndios florestais.
Região do Betione: A extinção do incêndio tem sido dificultada devido às condições climáticas locais. As guarnições seguem empenhadas realizando combate, rescaldo e monitoramento no local.
Região de Aquidauana: Existem três focos de incêndio ativos ao norte de Aquidauana, na região do Rio Negro, onde estão empenhadas 3 guarnições. Um dos focos foi combatido, resfriado, e segue em monitoramento, pois existem pontos de queima em turfas. A aeronave da CGPA sobrevoou o local.
Outro foco de incêndio foi aceirado e está em monitoramento. O terceiro foco, a leste, segue sob vigilância.
Região de São Gabriel do Oeste: Surgiram focos de incêndio na região na manhã de sábado (31/8), e uma GCIF foi acionada. Os militares controlaram o avanço das chamas na MS 430, contiveram o fogo e fizeram a proteção da área. Nesse domingo (1/9) surgiu um novo foco a 2 km do local em que a equipe já havia atuado.
A guarnição prontamente foi acionada, cercaram a área com ajuda de maquinários, confinaram o fogo em local de serra, e em seguida utilizaram drone para verificar a possibilidade de adentrar o local, uma vez que o terreno acidentado característico da região pode colocar em risco a integridade dos militares.
A equipe iniciou o combate direto e segue atuando na área. Vale ressaltar que nesse caso em particular o empenho de aeronave é ineficiente devido às condições da vegetação do local, pois se trata de uma queima rasteira, e a copa das árvores não permite que a água alijada transpasse e chegue até o fogo.
No início da noite surgiu um novo foco de incêndio próximo à serra, na região leste, na direção contrária à ocorrência anterior. Foi acionada uma equipe do 3ºSGBM/9ºGBM de São Gabriel do Oeste, que deslocou para combater o incêndio.
Região do Parque Estadual das Nascentes do Taquari – Costa Rica: Nesse domigo (1/9) surgiu um foco de incêndio no leste do parque. Uma GCIF está auxiliando militares do 2ºSGBM/9ºGBM de Costa Rica no combate às chamas.
EFETIVO E FROTA
A Operação Pantanal possui um efetivo de 121 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho. A operação ainda conta com o apoio de militares enviados por estados do Conesul, da Força Nacional de Segurança Pública, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea. O reforço ainda conta com as polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, além de agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 43 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.
Informações e imagem: Agência MS de notícias