
A colheita das laranjas da safra 2025/26 está bastante avançada, e a nova estimativa de produção divulgada pelo Fundecitrus nesta semana mostrou pouca alteração em relação ao relatório anterior, de dezembro/25. Segundo o Fundo, o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve colher 292,6 milhões de caixas de 40,8 kg, com reajuste negativo de ligeiro 0,7% frente à estimativa anterior, mas 26,7% acima da temporada 2024/25.
A estimativa levemente inferior à anterior está atrelada aos ajustes nas produções das variedades tardias, como a valência e a folha murcha, e da natal.
Com a safra 2025/26 perto do fim, a atenção de agentes consultados pelo Cepea se volta ao desenvolvimento da temporada 2026/27. Após um dezembro mais quente, um janeiro com aumento de chuvas após meados do mês em boa parte das regiões e um fevereiro com alto índice pluviométrico, o clima pode ajudar neste momento da temporada.
No geral, no entanto, ainda há incertezas quanto ao potencial da temporada, tendo em vista que se observa, dentre as regiões, grande dispersão entre as condições de carga e evolução da safra. Destaca-se que meteorologistas preveem clima mais quente nos próximos meses, o que pode novamente atrapalhar a condição das árvores.
Por: Cepea
