A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, promoveu na segunda (23), em Dubai, um seminário do projeto Agro.BR e uma série de rodadas de negócios entre empresários rurais brasileiros e compradores internacionais.
O evento foi coordenado com o escritório da Invest São Paulo e teve apoio da Câmara Árabe-Brasileira de Comércio (CCAB). a programação faz parte de uma missão da CNA aos Emirados Árabes Unidos, que iniciou no domingo (22) e segue até sexta (27).
A agenda inclui visitas técnicas, reuniões e participação na Gulfood Green 2024, feira que tem como foco a promoção de produtos orgânicos de maior valor agregado. Os produtos do Agro.BR estarão expostos em um estande no pavilhão Brasil.
O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Elena Castellani, fizeram a abertura do seminário, que teve a presença do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro.
O evento debateu certificações, leis, regulamentações, taxação, registro de produtores brasileiros, papel da agroindústria e cases de sucesso.
“O objetivo do seminário foi discutir questões regulatórias, especialmente para produtos orgânicos, e a importância dos Emirados como porta de entrada para o mercado árabe”, disse Elena.
Para o embaixador Romero, o evento foi importante para mostrar que o segmento de produtos orgânicos minimamente processados gera renda e empregos no Brasil.
“Foi um seminário bastante produtivo, com diversas cadeias de diferentes biomas brasileiros”.
À tarde, os empresários da delegação do Agro.BR participaram das primeiras reuniões de negócios com compradores de países próximos aos Emirados Árabes Unidos.