Anúncio no Caderno Agro: Sertanejo Respira

Operação Pantanal: ações continuam voltadas para a contenção e alguns pontos estão em combate

Compartilhe:

A Operação Pantanal segue em ação para combater os focos de incêndio no Pantanal e outras regiões do Mato Grosso do Sul. Em Paiaguás, os focos de calor registrados nas adjacências das Fazendas Santa Mônica e São José do Brejo, permanecem ativos, via satélite. As guarnições que foram deslocadas para ambas as fazendas efetuaram o combate ao longo da madrugada (13/10) e controlaram os incêndios. As regiões seguem em monitoramento constante. 

Na região de Paraguai-Mirim, o foco de incêndio ainda está ativo próximo ao Parque Nacional do Pantanal Mato Grossense, possivelmente causado por uma descarga atmosférica, embora a confirmação definitiva dependa de perícia futura. 

No dia 12/10, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) lançou água na área utilizando uma aeronave Air Tractor, apoiando as equipes de combate em solo de outros órgãos. Devido a dificuldades logísticas e climáticas que afetam a disponibilidade das aeronaves do Exército Brasileiro para o transporte de militares, está sendo considerado o envio de tropas por via fluvial, caso as equipes locais necessitem de suporte adicional.

Continua depois do anúncio

Em Aparecida do Taboado, foi registrado um foco de calor entre a região e Paranaíba. Uma equipe foi enviada ao local, onde identificou o incêndio e iniciou as operações de combate.

Regiões em monitoramento:

Áreas correspondentes a Corumbá, sendo Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar, Albuquerque; Rio Negro, Parque Estadual do Patanal do Rio Negro, Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Dourados, Coxim, Inocência, Paranaíba, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí, Miranda, Porto Murtinho, Nioaque e Aquidauana seguirão sendo monitoradas por drones e satélites.

Informações: Agência MS de notícias 

Imagem: Corpo de Bombeiros