A primeira edição da EXPOGENÉTICA MS se despede do Parque de Exposições Laucídio Coelho com sensação de dever cumprido. Com as expectativas alcançadas e superadas, a feira foi um marco e se firmou com a principal feira agropecuária do estado no segundo semestre.
Genética
Nos 10 dias de evento, a Nelore MS, organizadora da feira, trouxe o que há de melhor em genética de animais, deixando as ruas do parque de exposições movimentada e repleta de animais da mais pura qualidade.
Foram 9 leilões de alta genética realizados ao longo do evento, além de palestras técnicas que levaram a melhor informação ao publico e shopping de animais, ofertando aspirações, embriões e sêmen de qualidade impar, das melhores melhoradoras de raça do estado, atestadas pelas principais certificadoras do país.
Volta do Rodeio
Uma das atrações que movimentou a EXPOGENÉTICA foi o retorno do Rodeio, que a 14 anos não era disputado dentro do Parque de Exposições. Com uma etapa nacional e mundial, a PBR desembarcou em Campo Grande com uma estrutura jamais vista na cidade, agitando três noites incríveis de montarias que consagrou o sul-mato-grossense Gustavo Luiz, de Inocência.
O Campo Grande Rodeo Music, trouxe ainda shows de artistas nacionais de grande sucesso, atraindo mais de 70 mil pessoas nas apresentações de Jads e Jadson, Jiraya Uai e Felipe e Rodrigo.
O fomento da indústria da carne, a representatividade do agronegócio que foi transmitida para o mundo e a valorização da cidade que é a capital do agro no Brasil, não fica apenas retida aos produtores, aos artistas e organizadores. Uma feira das proporções da EXPOGENÉTICA fomenta o comercio local, de lojas de roupas a salão de beleza, gera empregos diretos e indiretos, movimentando trabalhadores dentro da feira com seguranças, equipe de apoio, peões etc, quanto fora como os ambulantes, guardadores de carros e catadores de recicláveis. Toda uma cadeia produtiva e econômica é acionada que, nesta edição, movimentou cerca de 18 milhões de reais, o que faz se ter a certeza de Campo Grande como esta capital do agronegócio, precisa de eventos como este.
Para o presidente da Nelore MS, Paulo Matos, a feira cumpriu o seu papel, trouxe visibilidade a qualidade da produção pecuária do estado e garantiu diversão a população. “A EXPOGENÉTICA termina com o dever cumprido, já se preparando para que em 2025 possamos fazer uma feira ainda maior e melhor”, comentou.
A edição 2025 da EXPOGENÉTICA já está pré agendada para acontecer no mesmo período do ano, com sondagens que já representam um crescimento, caso seja confirmado, de 100% em seu tamanho, dobrando o número de pavilhões expostos, leilões e atrações como shows e rodeio.
Por: Henrique Theotônio