
O Governo de Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência ambiental por 180 dias devido à previsão de estiagem e altas temperaturas, impactando diretamente a agricultura e a pecuária do estado. A medida, que segue a estratégia adotada em 2024, visa garantir ações de prevenção por parte do governo e do setor privado.
Com o decreto, agricultores e pecuaristas terão maior segurança jurídica, facilitando o acionamento de seguros e a renegociação de dívidas com credores. Além disso, serão intensificadas ações de prevenção e combate a incêndios, incluindo fiscalização e autorização para a criação de aceiros e o uso de queima prescrita.
Embora as chuvas tenham ocorrido nos últimos dias, a previsão climática para 2025 aponta para um período de seca prolongada e altas temperaturas, semelhantes às condições do ano anterior. Isso exige atenção especial por parte das autoridades e produtores.
O Decreto já está em vigor e tem validade até setembro de 2025, com possibilidade de prorrogação caso as condições climáticas adversas persistam.
Por: Famasul