
A capital sul-mato-grossense se prepara para receber, de 30 de outubro a 9 de novembro, a 2ª Expogenética, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). Mais do que uma feira agropecuária, o evento se consolida como uma grande vitrine da genética bovina, da força do agronegócio e da cultura regional, aliando geração de empregos, entretenimento, qualificação técnica e negócios milionários.
Com validação da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), a feira deve contar novamente com a presença do presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, que já participou da edição anterior. O evento é organizado pela Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e tem como destaque a realização de mais de 10 leilões, provas equestres como ranch sorting, laço e três tambores, palestras técnicas, shopping de animais, exposição de máquinas agrícolas, praça de alimentação, parque de diversões e muito mais.
Além do foco em genética e pecuária de elite, a Expogenética também se destaca pela sua capacidade de movimentar a economia local. Na edição anterior, o volume de negócios ultrapassou os R$ 50 milhões, meta que os organizadores esperam superar neste ano. “A realização da segunda edição da Expogenética vem firmar a qualidade da produção do Mato Grosso do Sul, que exporta a melhor genética brasileira da raça Nelore para o mundo. Nossa meta é bater os 50 milhões do ano passado, fazendo com que a festa cresça ainda mais, principalmente em negócios, servindo de vitrine para os produtores do estado”, destaca Paulo Matos, presidente da Nelore MS.

Outro grande atrativo é o Campo Grande Rodeio Music, que acontece dentro da programação da feira e traz a etapa mundial da PBR (Professional Bull Riders) – considerada a “FIFA do rodeio mundial”. O vencedor da etapa na capital sul-mato-grossense garante vaga para o campeonato mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, e concorre a uma premiação de R$ 100 mil. Segundo Jeremias Moraes, diretor da PBR, o evento coloca novamente Campo Grande no circuito internacional do rodeio: “O Mato Grosso do Sul vem se destacando cada vez mais no cenário do rodeio, onde o atual campeão brasileiro é Gustavo Luiz da Silva, de Inocência, e o tricampeão mundial José Victor Leme, de Ribas do Rio Pardo, também reside no estado, tornando-se um celeiro de competidores”.

Já a programação de shows contará com grandes nomes da música nacional. A primeira atração confirmada é a sul-mato-grossense Ana Castela, que recentemente lançou uma canção exaltando o universo do rodeio, reforçando a identidade cultural do evento. A grade completa de apresentações musicais e de leilões será divulgada em breve, incluindo a aguardada segunda edição do Leilão de Touros de Rodeio da PBR.


O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, reforça o papel do evento na retomada do Parque Laucídio Coelho como palco de grandes encontros: “Certeza que será um grande sucesso, aliando o agronegócio com entretenimento. A realização do rodeio, dos shows e o movimento no parque mostram o potencial e a vocação deste espaço. A Acrissul tem prazer em participar de eventos que geram empregos, movimentam a economia e levam cultura aos sul-mato-grossenses”.
A cobertura completa da Expogenética 2025 será feita novamente pelo Caderno Agro, com conteúdo em tempo real, entrevistas exclusivas e estrutura montada dentro do parque para dar visibilidade a todos os segmentos envolvidos no evento. O stand do Caderno será um ponto de referência para os visitantes e participantes que desejam acompanhar tudo o que acontece nos bastidores e na arena principal.
Por: Henrique Theotônio
