Tilápia: menor demanda pressiona as cotações do pescado

Compartilhe:

Os preços da tilápia caíram em junho em todas as regiões acompanhadas, como já era esperado pelo setor. Isso de acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).  

Segundo o centro de pesquisas, a retração esteve atrelada à menor demanda no mercado interno, comportamento  típico durante o inverno, quando o consumo de pescado tende a diminuir. 

Continua depois do anúncio

Continua depois do anúncio

Agentes consultados pelo Cepea relatam que indústrias reduziram o ritmo de abate e de compra de tilápia, reflexo direto da queda na procura por parte de redes varejistas, centrais de abastecimento (Ceasas) e estabelecimentos de food service, como bares e restaurantes. 

Quanto às exportações brasileiras de tilápia, o volume embarcado em junho caiu pelo terceiro mês seguido. Foram 1.288 toneladas, baixas de 9,3% em relação a maio e de 9,7% frente a junho/24, conforme dados da Secex analisados pelo Cepea. 

Já no acumulado do semestre deste ano, as 8.752 toneladas exportadas superam em expressivos 40,2% a quantidade enviada em igual intervalo de 2024.

Por: Canal Rural