
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (12) que o Brasil vai trabalhar para ampliar a presença dos produtos orgânicos nacionais no mercado internacional, fortalecendo relações comerciais com base na reciprocidade.
Segundo Fávaro, a estratégia é ampliar acordos que reconheçam a equivalência dos sistemas de certificação entre o Brasil e países parceiros, permitindo que os produtos brasileiros sejam comercializados sem necessidade de nova certificação.
O Brasil já conta com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), reconhecido pelo Chile como equivalente ao seu. Na prática, isso garante que os produtos orgânicos certificados no Brasil possam entrar no mercado chileno sem passar por novas etapas de avaliação, e vice-versa.
A meta agora é expandir esse modelo para outros países do Mercosul e fortalecer a rede de comércio de produtos orgânicos, o que pode impulsionar o crescimento do setor no país.
“A gente está tratando de intensificar as relações comerciais por reciprocidade para os orgânicos brasileiros com os países que o Brasil tem relação comercial”, afirmou o ministro.
De acordo com o Mapa, o avanço dessas parcerias deve facilitar o acesso a novos mercados, ampliar a competitividade e valorizar a produção orgânica nacional, reforçando o compromisso do Brasil com práticas sustentáveis e saudáveis de produção agrícola.
Por: Gov.br
